O tomate é composto principalmente por água, contendo cerca de 14 kcal por 100 gramas. Seu consumo é recomendado pelos nutricionistas, sobretudo devido às excelentes propriedades antioxidantes que possui. Ele é ainda uma excelente fonte de vitaminas A, B e C, e de sais minerais como ferro, fósforo, magnésio e potássio.
A vitamina A é indispensável para a visão, mucosas e pele, auxilia o crescimento e evita infeções.
As vitaminas do complexo B ajudam na regulação do sistema nervoso e do aparelho digestivo, robustecem o músculo cardíaco, auxiliam no crescimento e ajudam a manter a pele saudável.
A vitamina C, que é o elemento principal do tomate, proporciona robustez aos vasos sanguíneos, vitalidade às gengivas, evita a debilidade óssea e a má formação dos dentes, contribuindo ainda no combate a infeções e cicatrização de feridas.
“Devido às suas excelentes propriedades nutricionais, o tomate é um ótimo vigorizador do organismo e purificador do sangue. Além disso, combate doenças do fígado, o desgaste mental, perturbações digestivas e pulmonares. No entanto, há que ter em atenção que o tomate é contraindicado para pessoas que sofram de acidez no estômago.Sua ação desintoxicante e regeneradora dos tecidos, o seu sumo fresco e natural, deve ser ingerido logo depois de preparado, para que as propriedades das vitaminas não se percam, ajuda no tratamento das inflamações e de certos distúrbios cardíacos produzidos pelo espessamento do sangue. O tomate é, pois, um excelente aliado da saúde, como potente antioxidante natural, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares e na estabilização funcional do organismo.”