Apesar de três (no mínimo!) escovações diárias serem essenciais para a boa higiene oral, a escovação por si só não consegue remover os resíduos depositados nas áreas entre os dentes.
sso só é alcançado com a utilização do fio ou fita dental. Usado de maneira adequada, o fio dental remove grande parte da placa bacteriana presente abaixo e acima da gengiva.
Muita gente que sofre de sensibilidade ou sangramento gengival acaba evitando o fio dental por medo de piorar o problema. No entanto, o que ocorre de fato é que a limpeza com fio dental melhora a saúde da gengiva e, consequentemente, previne o sangramento.
Qual a maneira correta de usar o fio dental?
Usando o fio corretamente, ele remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso, por exemplo a linha da gengiva e as áreas entres os dentes. Recomenda-se o seu uso diariamente pois a placa que fica nessas áreas pode levar ao aparecimento de cárie e doenças gengivais.
Modo de usar:
1- Enrole uns 40 cm de fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns 10 cm entre os dedos.
2- Segurando o fio entre o polegar e o indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes
3- Passe com cuidado o fio ao redor de cada base de cada dente. Nunca force o fio contra a gengiva, pode cortar e machucar o frágil tecido gengival!
4- Use a parte nova do fio dental para cada dente a ser limpo
5- Para remover o fio, usar movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.
Equipe Walker Cabeleireiros.