O que acontece com os cabelos durante a gravidez?

#DICAS #EQUIPEWALKERCABELEIREIROS

O que acontece com os cabelos durante a gravidez?
Só pra vocês entenderem direitinho, o crescimento do nosso cabelo é geneticamente determinado e envolve uma sequência de modificações dos folículos pilosos chamada de CICLO CAPILAR. Esse ciclo tem três fases bem determinadas:
1. Fase de crescimento que dura de 2 a 6 anos(e só Deus é quem manda nisso), 85% dos nossos fios estão nessa etapa;
2. Fase de regressão, que dura de 2 a 3 semanas e engloba menos de 1% dos fios;
3. Fase de repouso, dura em torno de 3 meses e contém cerca de 10 a 15% dos cabelos;
Vou começar dando a boa notícia, tá? Durante a gravidez, as alterações hormonais aumentam a porcentagem dos folículos na fase de crescimento para até 95%!!! Por isso, tanta gente fala que o cabelo de grávida fica mais bonito e cresce mais, pura VERDADE!
E as #gravidinhas que sofrem de #calvíciefeminina, podem ficar mais tranqüilas em ter que parar o tratamento temporariamente, porque esse problema estaciona e até melhora durante a gestação.
Agora vem a parte ruim… Depois do parto a quantidade de fios na fase de repouso que deveria ser em torno de 13% passa para até 35%!!! Resultado: QUEDA DE CABELO!!! O desprendimento dos fios começa entre o segundo e o sexto mês, podendo durar entre três meses e um ano. Alguns estudos mostram que isso acontece devido uma baixa do estradiol e da tiroxina (hormônio da tireóide), e a reposição de doses baixas desses hormônios poderia reverter a queda. A suplementação de vitaminas como a #biotina também pode ajudar, havendo algumas correntes que já ofendem o início da reposição durante a gravidez. Finalmente, ainda podemos associar ao tratamento, um remédio tópico chamado #minoxidil, pois ele é liberado pela Academia Americana de Pediatria mesmo durante a amamentação… Então, meninas, o negócio é manter o acompanhamento com seu dermatologista durante toda a gestação e logo após o parto, pois ele vai poder tornar todas as providências possíveis para manter a saúde das suas madeixas durante esse período.