Alianças de Casamento

As alianças de casamento são um sinal simbólico da união do marido e esposa através do matromônio. Colocadas no dedo anelar geralmente da mão esquerda pelo/a futuro/a parceiro/a de vida, elas são socialmente encaradas como um sinal de que aquela pessoa tem uma relação séria e permanente com alguém.

Embora no Brasil seja comum o uso da mão esquerda, não é assim em todos os países. Em outros lugares, o dedo de eleição se encontra na mão direita, talvez fazendo ainda referência ás antigas crenças em que a partir do dedo anelar da mão direita sairia uma veia direta ao coração.

Na hora de escolher a aliança de casamento, o mais importante é mesmo o gosto pessoal dos noivos. Com o tempo se deu espaço para que a criatividade de cada casal pudesse transparecer nas suas alianças.

Hoje você pode determinar o metal e a côr de sua aliança, como pode escolher cravejar alguma pedra, seja só na aliança feminina ou na masculina também. A grossura da aliança é outro aspeto que varia consoante o gosto. Além de gravar nela uma inscrição por dentro, que há muito deixou de ser apenas a data do casamento e o nome do esposo, hoje você pode mandar gravar, por dentro ou por fora um motivo do seu agrado. Importante é que a aliança seja um reflexo da personalidade do casal.

Um outro tema mais delicado na escolha das alianças é o assunto de preço. Existem alianças de vários preços, consoante os metais usados, seu peso e pureza bem como quanto trabalho manual esteve envolvido. Fazer uma pesquisa e elaborar um orçamento para suas alianças pode ajudar a se manter direccionado.

É importante que a aliança não fique larga ou aperte o dedo. As mais ergonômicas são aquelas que por dentro são arredondadas porque dão maior conforto ao seu dedo.