Mulher Destaque Gestão Criativa 2013
Beatriz Rosita Gentil Philomeno Gomes
Filha de João da Frota Gentil e Sarah de Campello Gentil, é viúva de Francisco de Assis Philomeno Gomes, com quem teve oito filhos – Pedro, Roberto, Maria Aparecida, Maria Júlia, Francisco Júnior, Sarah Rosita, João Vicente e Carlos Alexandre.
Educada no Colégio Notre Dame de Sion, em Petrópolis, Rio de Janeiro, teve uma formação fundamentada nos mais nobres preceitos cristãos. Cedo se engajou como voluntária nos movimentos religiosos de apoio às comunidades menos favorecidas. Fundou e presidiu a Associação das Senhoras de Caridade e a Associação das Voluntárias da Caridade de São Vicente de Paulo. Como presidente da Associação Internacional de Caridade, comandou delegações nacionais em Assis e Roma na Itália, Caracas na Venezuela e na Guatemala.
Foi presidente da associação das Damas Rotárias de Fortaleza, fundou a Casa da Amizade, presidiu o Movimento Cívico da Mulher Cearense, militou como pioneira e participou como membro da Associação Cristã Feminina e da Rede Feminina do Câncer.
Há mais de 40 anos Beatriz se dedica à direção da Coisas de Família, uma confecção de bordados e roupas para mesa e para bebes, que começou por puro prazer, quando do nascimento de sua filha Maria Aparecida, a Tida, que teve seu enxoval completamente produzido pela mãe. Diante da criatividade, leveza e sensibilidade das peças, ganhou destaque e em pouco tempo estava vendendo para o Sudeste do país e até para o exterior.
O CIC – Centro Industria do Ceará e a Alfe – Associação de Líderes e Lojistas Femininas, reconhecem Beatriz Rosita Gentil Philomeno Gomes, Mulher Destaque Gestão Criativa 2013, exatamente pela valorização que dá ao trabalho das bordadeiras locais e pelo resgate que faz do valor do artesanato cearense, dando-lhe projeção internacional através de sua Coisas de Família.
Socorro França Mulher Destaque Direito e Cidadania 2013
Nascida em São Luís do Maranhão, é filha de Luiz Carvalho França e Joana Portela Cabral França. Casada com José Maria Ribeiro Pinto, tem cinco filhos: Joseana, Geraldo, Paulo Afonso, Alexandre e Marlon.
Sua formação tem fortes raízes religiosas. Teve como orientadores espirituais, Dom José Delgado Dom José Fragoso. Ainda muito jovem entrou para a Juventude Estudantil Católica. Trabalhou nas Caritas e participou da Juventude Universitária Católica. Nascida sob o signo da justiça, sempre trabalhou no combate à injustiça. Casou-se em 1967 e veio para o Ceará. Já formada em Economia, fez Direito e decidiu que seria Promotora de Justiça. Participou do primeiro concurso que houve após sua formatura. Tirou o primeiro lugar, com uma média de 9,75 que até hoje não foi alcançada por mais ninguém.
De lá para cá sua história é bastante conhecida. Numa época em que não se falava em Direitos do Consumidor, criou o DECON, instituição que se tornaria referência nacional. Foi a partir de intensa luta encabeçada por Socorro França que o Congresso Nacional acabou por inserir na Constituição de 1988 o termo Defesa do Consumidor. Foi uma das responsáveis pela criação do Código de Defesa do Consumidor em meados dos anos 90. Em 95, lança-se candidata a Procuradora Geral
Em plena era da ditadura militar, foi professora do Liceu do Ceará em 1968 e do SENAC. Ensinava o velho OSP (Organização Social e Política Brasileira) e Legislação Aplicada e Direito Usual.
Criou a Promotoria da Saúde Pública, a Promotoria do Consumidor, a Promotoria do Meio-Ambiente, a Promotoria da Educação, dos Direitos Humanos dentre outras. Foi eleita Procuradora Geral por cinco vezes. Hoje ocupa o cargo de Coordenadora de Políticas Públicas Contra Drogas do Governo Estadual do Ceará.
Por sua história, o CIC – Centro Industria do Ceará e a Alfe – Associação de Líderes e Lojistas Femininas, reconhecem Socorro França, Mulher Destaque Direito e Cidadania 2013.
Patrícia Pequeno Costa Gomes de Aguiar Mulher Destaque Político 2013
Filha de Maria Haydêe Pequeno Costa e Reinaldo Ribeiro da Costa. Nasceu na cidade de ICÓ/CE. Casada com o Vice-Governador do Estado do Ceará, Domingos Gomes Aguiar Filho, com quem tem dois filhos: Domingos Gomes Aguiar Neto e Gabriela Pequeno Costa Gomes Aguiar.
Formada em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, iniciou sua trajetória política no ano de 1992, quando foi eleita Vereadora com o maior número de votos da eleição. Exerceu também o cargo de Secretária de Ação Social do Município de Tauá. Foi Prefeita do Município de Tauá, pela primeira vez, na legislatura de 2001 a 2004 e reeleita para o mandato seguinte, 2005 a 2008.
Como reconhecimento pelo trabalho e desenvolvimento de Tauá, Patrícia Aguiar recebeu muitos prêmios, entre os quais se destacam: Selo Unicef, Selo Embratur, Selo Verde, Escola Ouro, Troféu César Cals de Turismo, 4ª vez consecutiva foi agraciada com os prêmio Melhores Prefeitos do Ceará e Melhor Programa de Assistência Social.
Nas últimas eleições municipais Patrícia teve seu trabalho mais uma vez reconhecido pelo povo, que a elegeu novamente para o cargo de Prefeita Municipal de Tauá com ampla margem de maioria dos votos válidos.
Em reconhecimento por todos os trabalhos já prestados à Cidade, foi homenageada pela Câmara Municipal de Tauá com a honraria da Medalha do Mérito Legislativo, Prefeito Antônio Jataí Sobrinho por iniciativa do vereador Luís Tomaz Dino.
Em seu programa de governo, Patrícia incluiu dois itens que merecem destaque neste momento especial: o Programa Força da Mulher e a criação da Secretaria Municipal da Mulher.
Por sua atuação pública, o CIC – Centro Industria do Ceará e a Alfe – Associação de Líderes e Lojistas Femininas, reconhecem Patrícia Aguiar, Mulher Destaque Político 2013.
Ana Maria Nogueira Studart Gomes Mulher Destaque Ação de Inclusão Social 2013:
Natural de Fortaleza, Ana Studart é filha Walter Leite Barbosa Gurgel Nogueira e Maria Helena Cabral Nogueira. Casada com Beto Studart, tem quatro filhos – Carlos Aberto, Patrícia, Renata e Karine – e sete netos, seis meninas e um menino. É Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Planejamento em Saúde e em Gestão Pública.
Com uma experiência de vida pautada em preceitos como a presença, a liberdade, a integridade, o respeito, a felicidade, e o amor; leva estes valores essenciais para a sua prática laboral tanto nos cargos que ocupou como servidora pública da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, quanto na gestão social exercida como Vice-Presidente da Fundação Beto Studart.
O CIC – Centro Industria do Ceará e a Alfe – Associação de Líderes e Lojistas Femininas, reconhecem Ana Maria Nogueira Studart Gomes, como Mulher Destaque Ação de Inclusão Social 2013, pelo modelo de gestão empreendido à frente da Fundação Beto Studart, cujos resultados têm promovido mudanças significativas nas vidas das pessoas integrantes dos projetos apoiados, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma cultura de solidariedade e sedimentação da crença individual e coletiva de que é possível sonhar e realizar sonhos.