Streetstyle na alta costura verão 2012

A alta-costura Paris verão 2012 começou com o fim do silêncio de muitos anos da Versace Couture no calendário oficial da cidade. Desde os tempos de Gianni (morto em 1997), a tradicionalíssima grife não se apresentava por aqui. Prova de fogo cumprida com louvor nas passarelas pela sucessora e irmã Donatella Versace e folia total na porta da Escola de Belas Artes de Paris, um lindo prédio às margens do rio Sena, onde aconteceu a apresentação logo cedo nessa segunda-feira (23.01) fria e cinzenta.

Faltou espaço para os paparazzi em busca de um bom ângulo das atrizes hollywodianas que foram apoiar a estreia de Donatella. A moda de rua variou entre o cinza e o marinho,  tons recatados em muitos casacos modelo oversize e a opulência das peles, uma marca absoluta de Ana Wintour.

As tops Arizona Muse e Karlie Kloss mostram boas versões de jaquetas perfecto em diferentes tipos de couro. Vale com ou sem pele. Vale poncho! O rabo-de-cavalo bem escovado é mais, mas os cabelos despenteados também são. Logo depois dali, era hora de Dior na badalada maison da avenue Montaigne. Sem um grande nome como estilista (nenhum sucessor de peso para Galliano), a grife ganha valor por conseguir levar também atrizes e it-girls para desfilar suas escolhas de inverno na entrada do mítico endereço.

A pedida de muitas é substituir a pele pelo marabou, uma opção orquestrada por Anna Dello Russo e assinada embaixo pela bela Elettra Rossellini.  É olhar para entender o quão mista pode ser essa moda fria do começo de um ano sombrio no qual se solidifica uma grande crise econômica europeia.