Veja dicas para fazer os cabelos crescerem mais rápido e conheça os motivos que levam as madeixas não saírem do mesmo comprimento
Os cabelos têm crescimento médio de 1 cm por mês, ou seja, 12 cm por ano. A especialista ressalta que a média varia com o metabolismo de cada um. “Existem patologias que afetam o crescimento dos cabelos como o hirsutismo (crescimento excessivo de pelos)”.
Além do crescimento excessivo, a demora para o aumento dos fios também pode se tornar uma preocupação feminina. Problemas hormonais, estresse e até o sedentarismo impedem impedir que os fios cresçam. “O mecanismo de controle do crescimento de cabelos é muito sensível. Problemas circulatórios, hereditariedade, deficiência de elementos (vitaminas, ferro, aminoácidos)… Tudo isso interfere no desempenho das madeixas”, acrescenta a terapeuta capilar.
Os hábitos alimentares também podem influenciar no desempenho dos fios, mas isso não significa que exista uma alimentação especifica para alongas as madeixas. “Não é possível afirmar que um tipo de alimento faz os cabelos crescerem mais ou menos. Na realidade, uma alimentação saudável e a ingestão de nutrientes, proteínas e aminoácidos auxilia muito o resultado dos fios e a saúde dos cabelos”, completa a especialista.
Segundo Sheila, a ausência de vitaminas também pode ocasionar uma complicação capilar e deixar os fios quebradiços. “A complexidade de fatores que comprometem o crescimento dos fios é muito extensa. Por exemplo, a má utilização de secadores, ou escovas, excesso de química, entre outros problemas agravam o caso”, explica.
Um mito que deve ser extinto, é o de cortar as pontinhas dos cabelos para que os fios cresçam mais. “O cabelo nasce no folículo piloso – estrutura dérmica tegumentar, que dá origem aos fios na região do couro capilar – e que não tem relação nenhuma com as pontas dos cabelos. Portanto, não adianta sair cortando as pontas dos fios sempre, pois não trará resultados”, indica Sheila.
Tratamentos que promovem o crescimento dos fios:
Segundo Sheila, a fototerapeia e o uso de ativos específicos para o couro promovem ocrescimento dos fios. “O principal representante do tratamento é o laser de baixa tensão chamado LLLT (Low Level Laser). As alternativas terapêuticas também podem ajudar no crescimento saudável dos cabelos, como nutrição, oxigenação e estimulação que são indicadas para os fios”, explica a terapeuta capilar.
Mas, antes de procurar um tratamento, veja se realmente é necessário buscar por ajuda: “O primeiro passo é analisar a razão pela qual o cabelo não cresce. Muitos pacientes dizem que os cabelos não crescem, mas cortam um ou dois dedos dos fios mensalmente. Desta maneira, a pessoa está cortando exatamente o a quantidade de fio que cresceu no mês. Logo, não tem como perceber o crescimento das madeixas,”