PELE LISINHA É O SONHO DE TODA MULHER!!!

Especial beleza: conheça os melhores métodos para se depilar

livre-sae dos pelos (Foto: Blaublut Edition)

A pele impecável, sem pelos inconvenientes, vale o sacrifício da depilação, mesmo dolorida. Existem várias técnicas, da antiga lâmina, passando por ceras e cremes até o laser e a luz pulsada, que são os procedimentos mais modernos e removem os fios de forma permanente (mas não definitiva). Esses métodos reconhecem e destroem o pelo escuro, mas não funcionam nos claros, segundo a dermatologista Carla Vidal, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Confira as vantagens e desvantagens de cada técnica, para optar por aquela que mais combina com você.

depilacao produtos (Foto: Divulgação )COMFORT 3 GLAMMY BIC,  DEPILADOR ELÉTRICO LADY GA.MA ITALY,  GEL PÓS-DEPILATÓRIO RACCO,  CERA QUENTE VEET, CREME DEPILATÓRIO DEPI ROLL,  (FOTO: DIVULGAÇÃO )

LÂMINAS
Indicada para: todo o corpo, mas funciona melhor em áreas planas, sem irregularidades. Não pressione o aparelho e passe suavemente no sentido do crescimento dos pelos, sempre na pele molhada, umectada com sabonete ou com produtos específicos para isso. Eles contêm ativos para aumentar a emoliência do fio, o que facilita a depilação.
Duração: alguns dias, de acordo com o crescimento do pelo (cerca de 1 milímetro a cada 3 dias).
Prós: É um processo rápido, tem baixo custo e uma das principais vantagens é ser totalmente indolor.
Contras: Os pelos crescem rapidamente. Se a lâmina for usada na direção contrária ao crescimento, aumenta a chance de encravar o fio e pode cortar a pele. Mas os pelos não engrossam. A verdade é que os espessos crescem mais rápido do que os finos, o que causa essa impressão.

APARELHOS ELÉTRICOS
Indicada para: as regiões ideais são as mais lisas e sem irregularidades, como pernas e braços.
Duração: geralmente, de 15 a 20 dias.
Prós: método rápido, simples e de baixo custo. “Essa é uma das técnicas mais eficazes, pois o pelo é arrancado pela raiz por um mecanismo que ‘fixa’ o fio nas pinças rotativas do aparelho”, diz Greco.
Contras: se o aparelho for mal utilizado, pode machucar e provocar lesões. Além disso, o grau de dor vai de médio a muito doloroso. Essa variação é grande, porque depende da sensibilidade de cada pessoa. 

CREMES DEPILATÓRIOS
Indicada para: todas as regiões corporais não mucosas.
Duração: alguns dias, dependendo da velocidade de crescimento do pelo (cerca de 1 milímetro a cada 3 dias).
Prós: ém processo prático, de baixo custo, indolor e com pouca probabilidade de encravar os pelos.
Contras: curta duração, tem cheiro desagradável e pode causar alergia (o teste de contato antes da aplicação é obrigatório). “A pele pode apresentar algumas reações, como inflamações e manchas”, explica Carla Vidal.

LASER
Indicada para: qualquer área do corpo. Existem vários tipos de laser e os mais usados são os de Diodo, Alexandrita e Nd:Yag.
Duração: após 3 a 6 sessões os pelos já não crescem mais e podem voltar como penugens após um ano.
Prós: rápido e preciso, o procedimento tem resultado duradouro, mas não para sempre.
Contras: custo elevado, é muito dolorido e, dependendo da pele, pode provocar eritemas e até sequelas com manchas. Além disso, não é definitivo e nem destrói os pelos loiros. É importante ficar longe do sol por até um mês, de acordo com a sensibilidade da sua pele.

CERA FRIA
Indicada para: qualquer área do corpo.
Duração: de 15 a 30 dias.
Prós: é fácil de manusear. “Na região das pernas, principalmente, a cera fria retira os pelos com mais eficácia que a cera quente”, comenta a esteticista Luana Batista.
Contras O processo é mais dolorido e desconfortável do que o da cera quente. “O arrancamento do pelo é traumático e pode provocar algumas lesões de pele e dermatites”, alerta Greco. Precisa de um creme pós-depilatório.