Eram enormes as expectativas para a participação do empresário e apresentador de TV, Roberto Justus, no Fórum de Negócios da Beauty Fair 2011. O evento foi patrocinado pela P&G, maior empresa de bens de consumo e beleza do mundo.
Antes de sua entrada, a diretora de marketing da P&G, Juliana Azevedo, fez uma apresentação, intitulada “Negócios e beleza: uma aliança que dá lucro”. A profissional apresentou uma série de pesquisas realizadas pela empresa que apontam dicas interessantes para aumentar as vendas dos lojistas da área de beleza.
Já a participação do empresário teve o tema “As 7 forças que levam você ao sucesso”. Justus apontou a força de vontade como o ponto inicial para qualquer empreitada de sucesso. “Antes de qualquer coisa é preciso querer”, afirmou.
Depois, é necessário valorizar a força da visão. “Vencedor não é aquele que faz melhor, mas aquele que vê melhor, que se antecipa, que visualiza o futuro”. A terceira força apontada foi a do caráter. “Desde pequenos somos estimulados a mentir porque a mentira é confortável, ela agrada aos outros. Mas, uma pessoa de caráter diz a verdade”, defende. A questão é apenas como dizê-la. “Um elogio gera entusiasmo e motivação. Uma crítica mal colocada pode acabar com uma carreira”.
Outra força fundamental é a da persuasão. “Ninguém é capaz de vender aquilo que não compraria. Para persuadir é preciso acreditar”, alegou. Na sequência, Justus falou sobre a força da criatividade. “Precisamos pensar fora da caixa, permitir-nos ser mais ousados”. Neste aspecto, o profissional destacou ainda a importância do lazer como forma de despertar processos criativos e usou uma frase de Albert Einstein que diz: ‘Criatividade é a inteligência se divertindo’.
Para a sexta força, Justus apontou a coragem e resumiu essa virtude como a capacidade de fracassar e não perder o entusiasmo. “Ser corajoso é quebrar regras e paradigmas para ser diferente. É preciso ter claro que as fronteiras são criadas pelas nossas próprias limitações pessoais”, refletiu.
Por fim, o palestrante apresentou a força da paixão como uma das mais fundamentais para o sucesso. “A felicidade é o grande lucro da vida e ela é uma viagem e não um mero destino. Só as pessoas apaixonadas pelo que fazem têm sucesso”. E concluiu: “Uma empresa de sucesso só pode ser feita por pessoas felizes e apaixonadas”.