Popai apresenta o perfil do novo consumidor na Beauty Fair

A segunda apresentação do Workshop de Negócios deste domingo foi ministrada por Luciana Barreto, executiva da Popai Brasil, associação sem fins lucrativos que estuda o marketing e os hábitos de consumo em todo o mundo. Luciana veio com uma missão a essa Beauty Fair: apresentar o novo consumidor aos empresários do setor de beleza. Para isso preparou a palestra com o tema “O futuro do Consumo no Varejo”, um estudo provocativo sobre a situação de crescimento econômico do brasileiro médio e o que ele deseja.

Para a Popai, falar sobre hábitos de consumo é simples, afinal este é o trabalho da associação. Mas devemos levar em consideração que estamos em tempos de mudança e toda essa alteração pode não ser tão clara para os varejistas. O mercado ainda está aprendendo sobre as ambições e exigências da chamada Geração Y, e como isso influencia os negócios.

O diagnóstico é claro: o Varejo deve se adaptar: redes sociais, e-commerce, blog, aplicativos, móbile. Tudo isso deve fazer parte do repertório do empreendedor moderno, “O mundo está mudando. Se não mudarmos, nossos negócios vão morrer”, completa Luciana.

A executiva reforçou que não podemos ver as mudanças como inimigas. As transformações continuarão acontecendo, é preciso adaptar-se a elas. O Workshop de Negócios da Beauty Fair mostrou que a tecnologia pode ser o novo PDV.