Arsenal Indispensavel de Pinceis

Matéria Publicada nesta Quarta-Feira 14/09/2011 no Diario do nordeste-Zoeira/Cosmética e beleza.

Por : Zilda Queiroz.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1040987&coluna=1

Arsenal indispensável

Ferramentas de trabalho obrigatórias no dia a dia dos maquiadores, os pincéis variam de tamanho e de função. Para você não errar na escolha dos seus, siga nossas dicas.
Um make bem-sucedido depende, em grande parte, dos pincéis utilizados. Eles garantem o efeito desejado, o acabamento perfeito e a durabilidade do visual. “Bons produtos e boas ferramentas são fundamentais para a execução de qualquer trabalho”, afirma o coiffeur Walker Santiago.
Independente da marca, os pincéis oferecem a mesma função e sempre terão características em comum. Walker ensina a você a identificá-los e usá-los a seu favor.
Aqui, apresentamos três kits de pincéis, descrevendo as funções de cada um. Depois, mostraremos o passo a passo de uma maquiagem, usando os pincéis específicos a cada uma delas.

    KIT 1

1. Pincel para base: possui cerdas em forma quadrangular. Possibilita ótima retenção da base (fluida, cremosa ou líquida ) sem desperdiçar como as esponjas. Desliza facilmente, preenche microfissuras e consequentemente, proporciona cobertura uniforme.

2. Pincel para base/pó facial: formato arredondado, para uso de bases, pós faciais compactos e iluminadores. Sua escova espessa ajuda a criar texturas suaves ou ressaltar a cor do rosto com efeito natural e cobertura uniforme.

3. Pincel para blush: O formato mais comum é o arredondado, pouco menos do que o do pó e com cerdas menos espessas. Além de aplicar o blush e sombrear, uso para harmonizar formas do rosto que desejo destacar ou esconder, com pós de tons claros ou escuros.

4. Pincel para pó facial: É o mais encorpado, maior e macio de todos, sua função: aplicar e espalhar pós finos pelo rosto, pescoço, ombros e colo.

  KIT 2

1. Pincel chanfrado para sombra: tem a função exclusiva de esfumar (sombrear) o lápis rente a linha da sobrancelha. É comum encontrar esse tipo acoplado ao lápis.

2. Pincel côncavo para sombra: usado para aplicar e esfumar sombras. As suas cerdas, com formato anguloso, permitem desenhos e contornos mais precisos. Perfeito para marcar o côncavo da pálpebra. Também serve para esfumar traços de lápis e delinear a base dos cílios.

3. Pincel de esfumar sombra: possui cerdas (em média um centímetro). Com formato de remo. Esse modelo é ideal para aplicar, misturar, esfumar sombras, delinear e criar olhos gráficos.

4. Pincel para corretivo: usado para aplicar o corretivo na região abaixo dos olhos para ajudar a disfarçar qualquer imperfeição para uma boa maquiagem.

5. Pincel para corretivo iluminador: usado para aplicar o corretivo na região abaixo dos olhos para ajudar a disfarçar qualquer imperfeição para uma boa maquiagem.

6. Pincel fan: em formato de leque, retira excessos de sombras e pós,ou seja, tem a função de retirar resíduos de produtos que caem na pele.

  KIT 3

1. Pincel de máscara para cílios: define e alonga os cílios.

2. Escova e pente para sobrancelha: para definir e pentear o desenho da sobrancelha.

3. pincel chanfrado em diagonal: destacar as sobrancelhas, aposte em um tom ligeiramente mais escuro. Use o pincel que proporcione maior conforto, um fininho de ponta firme ou chanfrado em diagonal.

4. Pincel retrátil de boca: tem a função de definir o contorno dos lábios e preenchê-los facilmente.

5. Pincel de delinear sombra e boca: usado para delinear a sombra cremosa ou em pó (umedecida), esse pincel é ideal para obter um efeito delineado com relação ao batom, pois proporciona mais precisão na coloração dos lábios.

6. Pincel para sombra com esponja: com espuma sintética na ponta, em vez de pelos, para aplicação de sombra em pó, líquida ou creme. A esponja em forma de lágrima ajuda a controlar e espalhar a porção de produtos depositada na pálpebra.

Deixe uma resposta