5 Passos para um corte com ESTILO.

Dúvidas sobre como ter um cabelo que se adapte melhor ao formato do seu rosto e ao seu estilo de vida. Confira:

1 – Um pouco sobre visagismo

Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual, utilizando a maquiagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos para criar uma imagem pessoal e única.

É preciso pensar para que ou quem a imagem serve, antes de se pensar no que será bonito ou esteticamente aceitável.
Assim como há designs bonitos, mas impraticáveis, lojas lindas mas nada funcionais também acontece com cortes e penteados.
Por exemplo, uma jovem advogada pode ficar linda com cabelos esvoaçantes, mas para a sua profissão, um determinado corte pode não transparecer confiança e credibilidade.

Quando se pensa primeiro na função, esta determinará como a imagem deve ser criada, para ser adequada, sem deixar de ser bela.

A palavra visagisme, derivada de visage, que, em francês, significa rosto, é o nome que Fernand Aubry criou, em 1937, para a arte de criar uma imagem pessoal personalizada, segundo esse mesmo conceito.
É importante ressaltar que este conceito existe há muito tempo e vem se aprimorando cada dia através da prática de profissionais, cabeleireiros, maqueadores, esteticistas, estilistas etc.

2 – Qual o formato do seu rosto?

Oval – Rostos ovalados são  mais largos nas maçãs-do-rosto que na fronte ou no maxilar. O rosto oval é levemente mais largo na linha das maçãs e se estreita  em direção ao queixo, favorecido para qualquer tipo de estilo.

Quadrado – O rosto quadrado tem uma fronte larga e forte, de maxilar amplo. Pode parecer mais retangular se o rosto for mais fino, e mais  quadrado se o rosto for largo.

Triangular – O rosto de formato triangular tem uma fronte mais estreita e uma proeminente ou ampla linha do maxilar.

Triângulo invertido – Este formato está caracterizado por uma fronte larga e uma linha do maxilar e queixo estreitas.

Redondo – Este formato é o que diz o nome. Um rosto sem ângulos definidos com tendência a ser mais largo na linha das maçãs-do-rosto e com “cantos” mais suavizados ao longo do maxilar e fronte.

Conhecer o formato geral de seu rosto pode ajudar a evitar com que você faça más escolhas no que diz respeito a estilos e cortes de cabelo. Um bom cabeleireiro leva o formato do seu rosto em consideração quando sugere um estilo. Um ótimo cabeleireiro evitará que você escolha um corte ou estilo que não seja favorável ao formato do seu rosto, e irá sugerir alternativas que a deixarão feliz e mostrando o seu melhor.

3 – O corte para cada tipo de rosto

Rosto redondo – Que tem o rosto bem redondinho pode dar uma alongada com uma franja na vertical, independente do lado escolhido. Outra coisa importante é usar o cabelo grande ou médio, pois o curto vai parecer que o
rosto é mais gordinho.

Rosto triangular: Uma franjinha grande pode ser uma boa escolha, assim como também cabelos curtos ou médios. Nesse caso não há muita restrição.

Rosto oval: quem possui esse formato de rosto pode usar franja até a altura das sobrancelhas e cabelos médios. Um cabelo desfiado vai ficar maravilhoso, com medidas desregulares. Normalmente o rosto oval se da bem com
qualquer tipo de corte.

Rosto quadrado: bom, nada melhor do que o desfiado, que vai tirar a atenção do formato de rosto, porém deve ser feito com um profissional qualificado, com prática neste tipo de técnica.

4 – Qual cor combina com a sua pele?

Para quem é loira de nascimento e tem a pele bem clara fica bem com Loiros acinzentados, prata e loiros mates.
Loira bronzeada fica bem com cabelos cor de mel, marrom e loiro dourado.

Morena clara com olhos escuros, verdes ou azuis fica bem com cabelo castanho escuro, preto, loiro acinzentado, vermelho escuro (acaju).

Morena clara com pele dourada e olhos cor de mel fica bem com tons de vermelho alaranjados, loiro acobreado, reflexos dourados.

Ruiva fica bem com vermelhos acobreados, todas as gamas de marrons (do alaranjado ao dourado).

Oriental fica bem com castanho escuro, vermelho acaju, preto.

Mulata fica bem com todas as gamas de castanhos, loiro dourado  e tons avermelhados.

Negra fica bem com castanhos mais escuros, avermelhados.

5 – Além disso é importante também:

. Que você não se prenda à moda usual. Tenha seu estilo, crie, invente …pois é dai que surgem tendências e redescobertas muito interessantes.

O visagismo existe para ser um aliado e não para escravisar ou prender você a um estilo.
Então, aproveite o que a técnica oferece, questione, ouse e seja feliz !

Dicas do Coiffure Walker Cabeleireiros e toda sua equipe!

 

Deixe uma resposta